Escritório de advocacia trabalhista

Escritório de advogados em sp

Esse texto tem o intuito de oferecer informações sobre o atendimento de um Escritório de Advocacia Trabalhista, e sobre come esse atendimento pode acontecer.

Aqui você vai encontrar alguns detalhes valiosos sobre esse tipo de serviço.

Como funciona um Escritório de Advocacia Trabalhista?

Inicialmente é possível dizer que uma advocacia não se limita a um local físico apenas.

Os atendimentos de advogados podem ser pela internet (online) ou por meio presencial.

A advocacia trabalhista é o ramo de atuação do profissional (advogado) com foco no direito do trabalho.

Por isso, o escritório de advocacia trabalhista é um ambiente de extrema relevância.

Em tal local, os trabalhadores e empregadores podem solucionar diversos problemas e, também, obter todo tipo de orientação sobre os mais variados aspectos do trabalho e emprego.

O escritório de advocacia trabalhista é o local para realizar a maioria das tarefas do advogado trabalhista, sendo as principais delas:

  • Atendimento aos clientes (empresas e trabalhadores);
  • Elaboração de petições iniciais trabalhistas;
  • Elaboração de recursos, contratos e outros documentos;
  • Realização, até mesmo de audiências trabalhistas de forma remota.

A advocacia trabalhista consultiva também acaba ganhando bastante destaque nesse tipo de local.

Você consegue solucionar diversas dúvidas com o atendimento de advogado especializado em direito do trabalho no escritório.

No ano de 2020 no escritório de advocacia trabalhista em São Paulo, os advogados desta equipe realizaram uma série de audiências telepresenciais, o que é incrível!

Essa é mais uma das novas funções da advocacia.

Trabalhadores buscam direitos sem precisassem se deslocar até os Tribunais, evitando assim, grande parte dos riscos de contágio da COVID-19.

O escritório de advocacia trabalhista pode ser considerado como um porto seguro para todos aqueles que necessitam de esclarecimentos jurídicos da área laboral.

Sendo que a advocacia trabalhista pode atender diversas subcategorias do direito do trabalho:

É possível dizer que a advocacia pode se dar com enfoque na área empresarial, na defesa dos trabalhadores (reclamante) e ainda atender também o ramo previdenciário.

Por isso, o atendimento em um escritório especializado pode fazer toda a diferença para quem procura solucionar qualquer impasse trabalhista.

Advocacia Trabalhista Online (on-line)!

Advocacia trabalhista online

Com o surgimento de novas tecnologias que viabilizam os meios de comunicação em massa e realização de novas práticas de trabalho, como o Home-Office, a realização de serviços pela internet mostra-se como uma realidade sem volta.

Além disso, as medidas de isolamento adotadas ao redor de todo o mundo acabaram obrigando a realização de atendimentos à distância.

Usar ferramentas como o Whatsapp, Telegram, Skype, Zoom e diversos outros softwares, se tornou comum para atendimentos online.

É não é diferente com a advocacia.

Por isso, muitas pessoas acabam buscando o atendimento por meio de uma Advocacia Trabalhista Online.

Dessa forma, os advogados de todo o país acabaram tendo que se adaptar à essa nova realidade e passaram a realizar atendimentos de advocacia à distância.

Entretanto, as pessoas que buscam solucionar problemas trabalhistas, ou apenas obter uma consulta online (on-line), devem ficar atentas e buscar sempre profissionais qualificados e que tenham alguma recomendação, seja ela virtual ou por meio de parentes e amigos.

Tem alguma advocacia online grátis?

Via de regra, a maioria dos advogados não realiza serviços jurídicos gratuitos ou grátis.

Praticar a advocacia de forma gratuita, pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), é considerado como Advocacia Pro Bono.

E ao realizar a advocacia dessa forma, o Advogado deve destiná-la para pessoas que não possuem condições de pagar um advogado.

Mas existem regras determinadas pela própria OAB.

Divulgar serviços gratuitos, ou online grátis é uma prática que é proibida.

Já que fazer isso pode ser considerada captação ilegal de clientela.

Nós já mencionamos isso em outro artigo publicado aqui no nosso site, quando fizemos o questionamento se advogado trabalhista online grátis existe.

Por isso, não é demais ficar atento.

Ao se deparar com a oferta de serviços jurídicos gratuitos na internet, é bom saber que, normalmente, o serviço será cobrado posteriormente.

Como conseguir um advogado trabalhista gratuito ou do Estado?

Fachada da Defensoria Pública de SP (Advocacia Gratuita ou do Estado)

Como dito anteriormente, os advogados até possuem a permissão de realizar serviços gratuitos.

Mas é preciso comprovar a necessidade daquela pessoa que utilizará os serviços daquela determinada advocacia.

Por outro lado, o serviço da advocacia em regra é remunerado, já que os advogados dependem do trabalho para sua própria subsistência.

Tendo essas informações como base, é possível afirmar que existe um trabalho extremamente sério:

E ele é realizado pela Defensoria Pública em conjunto com a própria OAB.

Isso acaba permitindo a realização de serviços jurídicos sem custos para as pessoas necessitadas e que comprovadamente não possuem recursos para contratar uma advocacia trabalhista especializada.

Caso esse seja o seu caso, é recomendável que procure o atendimento da Defensoria Pública ou da própria OAB.

Assim será possível obter o atendimento gratuito custeado pelo Estado.

Quanto custa para ter os serviços de uma Advocacia Trabalhista?

Quanto ganha um Advogado Trabalhista?

Já que a maioria dos escritórios de Advocacia Trabalhista, de fato, cobram pelos serviços prestados, nada mais natural do saber quanto custam os serviços de uma advocacia.

Mas antes de mais nada, no que se refere a cobrar pelos serviços advocatícios, é certo que há também uma regulamentação por parte da OAB.

A entidade determinou o valor mínimo a ser cobrados pelas advocacias.

Por isso a OAB criou a Tabela de Honorários para prestação de serviços de advocacia.

Mas isso não significa que os valores pagos aos advogados são tabelados, porém significa dizer que os advogados não podem cobrar valores inferiores àqueles determinados na tabela.

Assim, é possível afirmar que os serviços de advocacia podem ser cobrados de duas maneiras diferentes: 

Por êxito ou por trabalho realizado.

Assim a forma mais comum de contratação das advocacias trabalhistas em São Paulo e no resto do país se dá por êxito.

Isso significa dizer que o advogado irá receber um percentual pelo sucesso financeiro ao final de cada processo.

O percentual dos honorários cobrados por uma advocacia trabalhista, poderão variar para cada profissional, mas em geral, esses percentuais pagos às advocacias situam-se no patamar entre 20 (vinte) ou 30 (trinta) do eventual sucesso financeiro de cada demanda.

No caso das advocacias trabalhistas empresariais, consultivas e preventivas, normalmente a cobrança se dá acordo com o trabalho realizado e o valor cobrado poderá variar muito, de acordo com reconhecimento, especialização e qualificação de cada profissional perante o mercado.

Onde consigo uma advocacia trabalhista?

Advocacia Trabalhista em SP

Após todas essas explicações, é natural que surja o questionamento sobre como e onde é possível conseguir o atendimento de uma advocacia trabalhista, mas acima de tudo, como conseguir uma advocacia qualificada e confiável.

Dessa forma a recomendação é que a contratação de uma advocacia trabalhista se dê por intermédio de pesquisas, indicações de parentes e amigos.

Nos dias de hoje, existem diversos sites na internet, como o Escavador,  Jusbrasil e o próprio Google, nos quais é possível pesquisar diversas informações sobre o profissional que você irá contratar.

Com isso é possível descobrir, outras causas em que um profissional atua, ou atuou, além de ser possível obter, até mesmo, avaliações de outros clientes já atendidos por essa ou aquela advocacia.