Advogado Trabalhista São paulo, o que faz? Tudo sobre consultas, Direitos Trabalhistas e muito mais!
Você sabe o que faz um advogado trabalhista e quais as responsabilidades desse profissional especializado na justiça do trabalho?
Se você quer saber mais sobre todas as atribuições do advogado trabalhista em São Paulo, acompanhe o artigo até o final para que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas.
Sempre que o trabalhador tiver alguma dúvida ou interesse no ajuizamento de alguma reclamatória trabalhista o mesmo deve sempre procurar o advogado trabalhista.
Agora vamos falar de uma das áreas mais importantes da advocacia que é a área trabalhista, pois sem ela, a carreira do advogado trabalhista não faz nenhum sentido.
A área trabalhista é uma das esferas do direito que visa proteger tanto os interesses e relações jurídicas da parte do empregador (empresas) como especialmente do trabalhador.
As leis trabalhistas juntamente às etapas processuais e ao trabalho do advogado trabalhista, exercem sua matéria para proteger ambas as partes, as quais podemos chamar também como reclamante e reclamada através da reclamatória trabalhista iniciada pelo trabalhador.
Afinal, o que são reclamante e reclamada?
O advogado trabalhista pode atuar para defender os direitos legais tanto a favor do trabalhador (reclamante) ou da empresa (reclamada).
Agora veja o que faz um advogado trabalhista.
Advogado Trabalhista São Paulo: o que faz?
Primordialmente, o escritório de advocacia Hardy de Mello atua na área trabalhista há mais de 10 anos no mercado jurídico, indo além de apenas defender os interesses legais do trabalhador.
A atuação do advogado trabalhista no processo do trabalho ocorre fundamentalmente em 3 instâncias na primeira instância, na segunda instância e na terceira instância.
A parte reclamante do processo é o trabalhador que está pleiteando um direito na justiça do trabalho.
A reclamada é a empresa que contratou aquele o trabalhador o qual está processando a empresa.
Há uma diferença simples entre advogar para defender os interesses tanto do trabalhador como da empresa.
O advogado que atua pela reclamada, ou seja, pela empresa vai por exemplo fazer uma contestação se defendendo daquilo que o funcionário alegou no processo.
Outra função muito importante exercida pelo advogado trabalhista em São Paulo é a consultoria, pois é nesse momento que o cliente deve esclarecer ao máximo as suas dúvidas para que as chances de sucesso no processo sejam maiores.
O advogado trabalhista vai dizer se sim ou se não e quais as implicações as consequências jurídicas de cada ato, elaborações de petições e recursos específicos para cada caso.
É importante lembrar que uma advocacia trabalhista especializada exerce sua função a tudo o que cerca o direito do trabalho, direito processual do trabalho e o direito previdenciário.
Essas esferas do direto possuem o objetivo de assegurar os direitos legais e devidos dos trabalhadores e consequentemente aos empregadores.
Qual o valor de um advogado trabalhista?
O advogado trabalhista que atua em prol do trabalhador irá fundamentalmente atuar na busca do reconhecimento de direitos e numa cobrança de créditos que eventualmente não tenham sido quitados por parte do empregador.
Quando já houver uma decisão que transitou em julgado e não couberam mais nenhum recurso, o advogado trabalhista dá início à fase de liquidação que é a fase onde são feitos os cálculos no processo para identificar o valor devido e que se promova a cobrança do valor da parte reclamada.
O advogado que defende os interesses legais e jurídicos do trabalhador ou de uma empresa, é o profissional habilitado e apto para sanar essas dúvidas e iniciar os encaminhamentos processuais com ajuizamento da ação, caso se faça necessário.
O valor de um advogado trabalhista é algo muito subjetivo, pois cada causa é um valor devido aos seus fatos, características e aspectos.
O grau de complexidade dos casos trabalhistas são os mais diversos, devido à sua abrangência de temas e acontecimentos de trabalhador para trabalhador, ambiente de trabalho, lesão etc.
O ideal é que nesses casos o advogado trabalhista seja um dos primeiros a ser consultado, pois toda a sua tramitação jurídica para recebimento das indenizações só cabem ao advogado pedir através de um processo na justiça do trabalho.
Quem é o melhor advogado trabalhista de São Paulo?
O advogado trabalhista atua primordialmente para defender os interesses legais do seu cliente através do ingresso de processos para requerer ao juízo todos os direitos trabalhistas que são devidos que não foram pagos ao trabalhador.
O melhor advogado trabalhista em São Paulo é o profissional que não é somente habilitado através da OAB, mas como também possui notórios saberes jurídicos, especialmente na área do Direito do Trabalho e já ter tido patrocinado causas especializadas em cada área do direito do trabalho.
Podemos classificar os principais direitos trabalhistas pleiteados em ações reclamatórias trabalhistas como:
- Indenizações em casos de Acidente de Trabalho
- Assédio moral
- Assédio sexual
- Assédio psicológico
- Hora extra
- Intervalos para descanso: Intrajornada e entre jornadas
- 13º Salário
- Férias
- Licença-maternidade e licença-paternidade
- Seguro desemprego
- Vale-transporte
- Adicional de insalubridade e periculosidade
- Aviso prévio
- Descanso semanal remunerado
- Recebimento de indenização em razão de ofensa moral ou material
É necessário que o trabalhador que se encontrar em alguma dessas situações mencionadas procurar um advogado trabalhista especialista de confiança e que entenda de tudo sobre como funciona para que nenhum direito deixe de ser recebido.
Como conseguir um bom Advogado Trabalhista?
O advogado trabalhista atua na área do direito do trabalho e sua atribuição é representar os interesses legais do seu cliente, conforme já vimos.
Conseguir um um bom advogado trabalhista é saber que pode contar e confiar em um profissional devidamente habilitado para defender e exigir os seus direitos.
Um bom advogado não só deve saber das leis como também deve traçar as melhores estratégias para que os direitos do trabalhador sejam pagos efetivamente através do processo na justiça do trabalho.
Além disso, é sempre bom estar atento à outros principais direitos trabalhistas e dicas que o trabalhador possui direito:
- Ao contratar um novo colaborador, o empregador tem um prazo de 5 dias úteis para fazer o registro na carteira de trabalho (CLT).
- O salário mensal do empregado deve ser pago até o quinto dia útil de cada mês.
- os finais de semana também são contabilizados todos os valores recebidos pelo empregado devem estar anotados na carteira de trabalho.
- o caso o aviso prévio para dispensa do empregado sem justa causa pode durar por até 90 dias, entretanto nesse período o aviso prévio deve ser proporcional ao tempo de serviço prestado pelo empregado, não podendo ser inferior a 30 dias ou maior do que 90 dias.
- O FGTS não pode ser descontado do salário do colaborador
- As férias podem ser divididas em até 3 períodos e cabe ao empregador definir quando o funcionário poderá usufruir das férias
- A rescisão de contrato trabalhista pode ser feita em comum acordo entre o empregado e o empregador
- A trabalhadora que estiver grávida não pode ser dispensada sem justa causa, desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o nascimento. Isso é válido também caso a gravidez ocorrer durante o contrato de experiência ou no aviso prévio.
- O funcionário que pede demissão ou que é demitido por justa causa, não tem o direito de receber o seguro o seguro desemprego, retirada do FGTS.
- As verbas rescisórias devem ser pagas dentro do prazo de 10 dias corridos contados após o término do contrato de trabalho.
- O trabalhador pode fazer mais de 2 horas extras por dias.
Se está procurando por um advogado trabalhista em São Paulo, opte sempre em consultar profissionais bem avaliados no Google, que transmitam credibilidade para que todos os seus direitos sejam assegurados.
Para esclarecer mais suas dúvidas, clique no botão abaixo e fale com um advogado trabalhista especialista na sua causa!