Advogado Acidente de Trabalho: Veja Aqui Quais São os Seus Direitos e os Deveres da Empresa

advogado acidente de trabalho 2022

Advogado Acidente de Trabalho: Veja Aqui Quais São os Seus Direitos e os Deveres da Empresa:

O acidente de trabalho é o envolvimento dos trabalhadores em atividades que resultam em lesão corporal e distúrbios funcionais em ambiente de trabalho durante a prestação de serviço realizada à empresa.

No entanto, infelizmente não são todos os acidentes de trabalho que geram indenizações.

O acidente de trabalho pode ocorrer em diversos graus de gravidade que podem causar prejuízos à sua capacidade física ou intelectual de forma temporária, definitiva ou até mesmo resultando na morte do empregado.

O trabalhador poder ser tanto vítima de acidente no trabalho, como também pode desenvolver doenças relacionadas à condição de trabalho exercida, como nos casos que causam danos à saúde.

O empregado também quando adquire doenças provocadas pelo ambiente profissional, pode reivindicar seus direitos previstos em lei, sendo elas:

  • Lesões na coluna
  • Redução da visão
  • Redução da audição
  • Danos causados à pele
  • Contato com componentes químicos
  • Inalação de material

Estes danos são alguns exemplos dentre outros os acidentes que acontecem em ambiente interno da empresa.

Importante destacar que devem ser considerados acidente de trabalho desde que a atividade seja desenvolvida por ordem do empregador, pois só assim o trabalhador conseguirá o devido amparo legal e os seus direitos assegurados.

Assista também o nosso vídeo para esclarecer mais as suas dúvidas sobre o acidente de trabalho:

Advogado Especialista em Acidente do Trabalho

O Direito como já se sabe, possui diversas matérias que atendem as necessidades das pessoas, solucionando os conflitos gerados e reivindicando os seus direitos perante à Justiça.

Na matéria de acidente do trabalho, o advogado especialista no assunto é o melhor profissional para instruir e realizar a intermediação em uma ação trabalhista contra o INSS.

O advogado de acidente do trabalho apresentará ao seu cliente, as melhores instruções e preparo fundamentados nos princípios jurídicos regulamentados pela CLT.

Em uma ação promovida pelo advogado especialista, os riscos de perder no processo são reduzidas, por exemplo.

Por isso, o advogado especialista em casos de acidentes do trabalho é o mais capacitado para atender integralmente o trabalhador, satisfazendo suas necessidades processuais.

O que um Advogado Especialista em Acidente do Trabalho faz?

O trabalhador que sofre um acidente de trabalho, pode ter direito à indenização ou até outras indenizações pagas pelo empregador e existem condições necessárias para isso.

O advogado especialista em acidente do trabalho, proporciona uma prestação de serviço eficaz para que seu cliente receba devidamente suas indenizações, cada qual com a sua particularidade.

Exemplo:

Um trabalhador de uma construção civil, seja ele o pedreiro ou um engenheiro sofre uma queda em serviço, fraturando a perna e a bacia, consequentemente gerando dificuldades de locomoção ao acidentado.

O caso apresentado mostra a clareza do impedimento do trabalhador em realizar as suas atividades de trabalho como antes, necessitando então ser afastado de suas atividades.

Antes de ingressar com a ação pedindo a indenização, é necessário que o trabalhador comprove o acidente de trabalho ocorrido na empresa.

O prejuízo da capacidade de trabalho deste dano é apurado em processo trabalhista, promovido pelo advogado especializado em acidente de trabalho.

Altamente dotado de conhecimentos sobre os direitos dos trabalhadores, o advogado especialista em acidente do trabalho irá analisar inicialmente:

  • A gravidade da situação, sequelas causadas, comprometimento da capacidade de trabalho e a melhor indenização a ser paga pelo empregador ao trabalhador;
  • O dano subjetivo íntimo, ou seja, o dano moral: que impacta diretamente no sofrimento, emoções e dores sendo passível de indenização;
  • O dano estético causado fisicamente: sinais visíveis ou traumas de um acidente em que o trabalhador que fica com uma cicatriz no rosto ou perde a mão, por exemplo.
  • O dano e o nexo: a relação entre o acidente e o dano é suficiente para impor ao empregador o dever de pagar as indenizações;
  • Se houve dolo ou culpa por parte da empresa: dolo é a intenção de provocar o acidente de trabalho ao trabalhador ou culpa quando há negligência com condições de segurança do trabalho.

Aliás, é muito comum que ocorra a condenação das empresas por culpa na ocorrência do acidente, isso acontece por exemplo quando ocorre o:

  • Não fornecimento de IPI (equipamento de proteção individual);
  • Falta de manutenção das máquinas;  
  • Falta de orientação ao trabalhador sobre a forma correta de lidar com um determinado equipamento, de forma mais segura na execução de uma atividade.

Casos como esse, caracterizam omissão, negligência e descaso com o trabalhador.

Implicando a responsabilidade da empresa pelo pagamento das indenizações.

Quem verifica o acidente de trabalho?

A verificação do acidente do trabalho é realizada através de uma perícia médica que irá examinar o trabalhador e estabelecer o grau de proporção da perda da sua capacidade de trabalho.

A perícia estabelece também se essa é uma condição permanente, quando o problema é passível de recuperação.

A área destinada às informações médicas, devem ser preenchidas por um médico profissional competente, com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), devendo conter o carimbo no Cadastro de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Além disso, é importante que o médico faça o detalhamento das condições do acidente com o dia, hora, membro lesionado, membro afetado e demais informações relevantes para a caracterização e evidências do acidente.

Ainda que não tenha sido emitida a comunicação de acidente de trabalho, não significa que o trabalhador não tenha condições de comprovação do acidente ocorrido.

A justiça possui o entendimento de que em casos assim, é possível comprovar o acidente por outros meios.

Seja através da realização da perícia médica, boletim de ocorrência e testemunhas.

Quando um Funcionário se Machuca Dentro da Empresa?

Cada caso deve ser analisado individualmente levando em consideração todas as circunstâncias.

Muito importante sempre estar em acompanhamento de um advogado especialista para que o trabalhador não seja prejudicado em seus direitos.

Outro ponto bastante relevante à mencionar é que os danos causados ao empregado em viagens profissionais e acidentes no trajeto de casa ao trabalho ou vice-versa também possuem cobertura de direito do trabalho.

O empregado que se envolver em lesões durante atividade profissional, se comprovado o nexo de causalidade entre a doença e a atividade laboral, o trabalhador terá estabilidade de no mínimo 12 meses.

As indenizações por acidente de trabalho serão sempre estabelecidas de acordo com a gravidade do acidente e suas sequelas incapacitantes.

Sendo assim, fundamental o trabalhador contar com um advogado ou escritório de advocacia de sua confiança para a sua defesa.

Qual Tipo de Acidente do Trabalho?

Nas mais diversas áreas de trabalhos existentes, é possível que um trabalhador se acidente em um local de trabalho com menos probabilidades de ocorrer um acidente.

Pequenas negligências pela parte da empresa podem acabar gerando acidentes que lesionam o trabalhador gravemente.

Tome todas as providências necessárias quando identificar por algum motivo que a empresa não cumpriu os protocolos necessários após a ocorrência do acidente de trabalho.

Uma dica muito importante: contrate sempre um advogado ou um escritório de advocacia na sua cidade ou região do Brasil especializado na área de direito acidente de trabalho.

Seja o problema de matéria cível, trabalhista e previdenciário para que o advogado especialista possa operar da melhor maneira possível no caso existente.

Neste vídeo você saberá tudo sobre o acidente de trabalho, direitos, indenização e estabilidade. Confira!

Você pode também ler outros artigos mais lidos e acessados no nosso site relacionados ao assunto de acidente do trabalho a seguir:

Marcações: